terça-feira, 29 de maio de 2007

Interesses: a quem interessa?


Aos poucos as visões vão se clareando, já dizia aquela música cantada pelo Jair Rodrigues nos anos sessenta. Agora fica mais fácil entender porque as empreiteiras bancam 11, 42% das campanhas eleitorais como diz o Estadão de hoje. Sendo que, segundo o TSE, os valores somam a bagatela de R$ 221.564.164,12, onde o recordista é o Governador do Maranhão Jakson Lago (PDT), onde 35,40% de sua campanha foi bancada pelas empreiteiras e empresas do setor de construções.

É óbvio que, essas doações não são feitas porque estas empresas são “boazinhas”, elas estão é de olho nas verbas que serão liberadas mais adiante por aqueles que receberam o dinheiro. É um jogo do toma lá dá cá. Algo que a lei não tem como coibir, pois a legislação é frouxa, elaborada por aquelas que se beneficiam delas. Essas leis lhes são favoráveis.

Também se entende agora, qual o motivo dos políticos serem avessos à reforma política como o gato da água, pois com o fim das “doações” e com o financiamento público de campanhas, eles não tem como auferir “lucros” e favorecer os seus “amigos”.

A matéria do Estadão, discute essa questão quando diz que “O financiamento privado de campanhas no Brasil é objeto de polêmica, justamente pelas relações que pode ajudar a estabelecer entre financiadores, com interesses particulares, e financiados, que, em tese, deveriam representar toda a sociedade. Uma das propostas da reforma política, em discussão há anos no Congresso, é precisamente que o Estado passe a financiar os partidos nas eleições, com dinheiro público, sem interferência de interesses particulares”.

Mas vocês acham que se fará algo para coibir essas ações imorais e ilegais. É muito difícil. Para isso acontecer, somente com muita pressão popular. Pois se não, daqui a pouco se esquece de tudo e segue o baile.

2 comentários:

sueli halfen ( POA) disse...

Quanto à pressão popular, acho que poderia ser conseguida pela TV estatal...será???????
Essa TV estatal logo dirá à quem é dirigida.Espero,né?
A gente vai ter que pagar prá saber um pedaço da verdade!

abraço e parabéns pela classificação
na corrida.

Mario Rangel disse...

Oi Sueli, fico contente com a tua constante participação, obrigado. É um grande incentivo para mim.