quinta-feira, 24 de maio de 2007

Quem é o idiota?




Sei muito bem que a mídia defende incondicionalmente seus anunciantes e financiadores. E que estes, se utilizam da cooptação como forma de ludibriar a opinião pública, enganado descaradamente, criando sofismas que são repassados como verdades absolutas, puras mentiras. Por esses motivos, sempre que leio algum jornal, fico com o "um pé atrás". Os articulistas e (de)formadores de opinião chegam às raias do rídiculo e tentam desqualificar e ofender os que têm idéias adversas. Os que não engolem as falácias massificadoras.




Não gosto nem de tocar no nome dessas pessoas, por que para mim, esses sujeitos, não são pessoas, são robozinhos de lata enferrujada, teleguiados pelos interesses dos poderosos. Mas, no jornal O Sul de ontem, passei os olhos pela coluna (que desprestígio para esse jornaleco) do Mendels... não vou completar seu nome, pois não quero emporcalhar o blog, mas aqui em Porto Alegre, esse sujeito ignobil é bem conhecido, assim como as suas posições reacioárias.


Pois bem, ele chama "idiotas verdes" aqueles que, como eu, têm restrições ao plantio indiscriminado das florestas (ou desertos verdes) de pinus e eucaliptos. Quero deixar bem claro que, não é uma questão de ser contra, pois não sou idiota, sei que presisamos de papel. Mas defender a trasformação de biomas característicos de regiões do RS em desertos verdes, tranformando, impactando, destruindo, em nome somente do "econômico", isso sim é idiotice. Pior, é luocuara e inconseqüência. Mas ele defende incondicionalmente o seu patrão, é claro.


Não se pode somente ver pelo lado econômico, que também é importante, mas deve-se ter uma visão global do ambiente, dos prós e contras, e dos "reais" interesses das multinacionais da celulose que vêm para levar para seus países de orígem, as nossas riquezas naturais. O que elas deixam de "vantagens", não passam de migalhas que, devido a total incompetência nossa em produzir essas riquezas, com elas nos fartamos.


Na realidade, esses "fazedores de opinião", nos parecem é que estão na folha de pagamento dessas empresas (geralmente por debaixo dos panos), muitas vêzes usufuindo de benesses e prestígio que não pagam o mal que vamos sentir alí adiante. É uma bomba relógio.


Esses sim são idiotas, burros e vendidos (o que é o pior).

Um comentário:

sueli halfen ( POA) disse...

Estou completamente de acordo!
Esse senhor mendel só não é mau de todo porque gosta de cachorros,é cachorreiro,no bom sentido.
Gosto muito do teu blog.Muito lúcido.