quinta-feira, 31 de maio de 2007

O feijão com arroz nosso de cada dia


Ninguém dá importância para as coisas que beneficiam os mais pobres. O povão, aquele que se mata trabalhando, que muitas vezes nem salário tem, vivendo a custa de biscates, foi contemplado naquilo que mais lhe importa, a comida. No dia 29/05 eu li uma matéria no Jornal do Comércio que não repercutiu em nenhum outro meio de comunicação.

A matéria trata da comida do pobre. O feijão com arroz, a mistura perfeita de energia que está na mesa, não somente do pobre, mas da maioria das famílias brasileiras.

Segundo a Fundação Getulio Vargas, a combinação mais famosa da culinária brasileira, teve uma redução de 4,75% de janeiro a abril de 2007, sendo a quarta maior queda desde o Plano Real.

De janeiro de 2004 até os dias de hoje, isto é, durante o Governo do Presidente Lula, a queda do preço do arroz e do feijão, foi de 20%. Enquanto isso, no mesmo período, o IPC – Índice de Preços ao Consumidor, teve um aumento de 16%. Se fizermos uma simples “continha” de aritmética teremos que, a queda real do feijão com arroz é de 36%.

Parece que, uma das promessas do Lula, o Fome Zero, está dando resultado. Tenho inúmeros pontos de divergência com o que está sendo feito no Governo Federal, mas tenho de admitir que, em termos sociais, estamos melhorando consideravelmente.

Segundo os dados levantados para esse estudo, são apontados o aumento da produtividade e a importação de arroz da vizinha Argentina, que contribuíram para a melhoria esses índices, que refletem na mesa do povo brasileiro.

Nenhum comentário: