terça-feira, 15 de maio de 2007

Nosso adeus ao meio ambiente


O site oficial do RS (http://www.rs.gov.br/ ) diz que a governadora Yeda Crusius nomeou, nesta segunda-feira (14) o procurador do Ministério Público Estadual Carlos Otaviano Brenner como secretário do Meio Ambiente. Que beleza não é? É de se perguntar qual a sua experiência com as questões ambientais, qual a sua formação? Não conheço, mas posso dizer que, a princípio, ele não vai defender a natureza, mas sim, os empreendedores, ávidos em obter as licenças ambientais para seus investimentos.


Essa indicação, e a da Ana Pelini para a Fepam, somente servem aos interesses dos empresários. Não se iludam, no RS, a cooptação de membros de órgão do governo e do legislativo é fato notório. Parlamentares e partidos recebem “recursos”, principalmente das papeleiras, dos quais elas esperam retorno em forma de apoio.


Todos sabemos que o dinheiro compra tudo. Inclusive pessoas e as posições dessas pessoas. O atual governico da tia Yeda, tem tudo para acabar com os “entraves” que tentam disciplinar a utilização dos recursos naturais do nosso estado. Ela esta passando por cima de estudos sérios em nome de fazer o seu “nome”. Quem sabe ao estilo do ex-governador Antônio Britto que, depois de perder o governo para o Olívio, foi trabalhar para a empresa que ele beneficiou com renuncia fiscal.


Se não tomarmos uma posição forte a respeito das questões ambientais, se a sociedade não se impor criticamente a esses fatos, estamos muito mal arranjados!

Nenhum comentário: