quinta-feira, 17 de maio de 2007

Discussões geográficas: como ocupar os espaços.


Recebi correspondência da Miriam, estudante do curso de Geografia da UFRGS, referente as discussões que relatei sobre a geografia e as novas tecnologias (geotecnologias), que aconteceram durante o XXVII em Santa Maria. Ela também acha que nós, geógrafos, temos de enfrentar o desafio que nos é colocado: o de utilizarmos essas ferramentas e ocuparmos os postos de trabalho que atualmente são ocupados por engenheiros e profissionais de áreas afins.


Vou aqui, modestamente, tentar abrir um fórum de discussões. Vejo que é uma tarefa difícil, pois esse blog tem pouca ou quase nenhuma divulgação. Mas acho que com o tempo, podemos conversar sobre esses assuntos e outros mais que nos interessam.


Em primeiro lugar, penso que a AGB deveria analisar os currículos dos cursos de Geografia, e sugerir mudanças no sentido de que contemplem o estudo dessa novas tecnologias e suas aplicações. Em segundo lugar, é preciso divulgar o trabalho do profissional geógrafo em empresas e órgãos públicos, pois como se diz: a propaganda é a alma do negócio.


Existem inúmeros assuntos a serem tratados quanto a qualificação e atribuições dos geógrafos, que podem aqui ser tratados e, posteriormente, serem encaminhados sob forma de sugestão para a AGB.


A AGB (http://www.agbpa.com.br/), para ser forte, precisa da nossa participação. Profissionais, professores e estudantes têm por comprometimento com a geografia, serem sócios e participarem ativamente da associação, para que possamos pôr em prática essas ações.


Como sugestão, dêem uma olha num site que é sério e direcionado a esse promissor campo para o geógrafo: http://www.mundogeo.com.br/

Nenhum comentário: