quarta-feira, 30 de maio de 2007

A mídia: conservadora e golpista.


Desde o último domingo, a mídia brasileira (conservadora e golpista, como diz o Paulo Henrique Amorim), vem editando matéria atrás de matéria sobre o “golpe” do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, à “liberdade de imprensa”. Mas essa mesma mídia, assim como a RCTV, que não teve a sua concessão renovada naquele país, omite, manipula, esconde fatos para chegar a onde quer(veja aqui).

No mundo de hoje, a mídia tem papel fundamental na sociedade. Ela difunde idéias, modismos, comportamentos, que são rapidamente absorvidos pelas pessoas que à ela estão “ligadas”. Assim, a transparência, a autonomia e a liberdade são fundamentais para que a mídia não sirva à vontades obscuras de corporações interessadas em poder. Sim, quem tem a mídia tem poder.

A mídia brasileira, bate na não renovação da concessão da RCTV, por saber que, ela mesma é golpista, assim como foi a RCTV. Existem fatos que comprovam a participação ativa daquele canal de TV no golpe de 2002, manipulando, mentindo, escondendo a verdade e incentivando o golpe. O Estado Venezuelano, governado por Chaves, dentro das prerrogativas constitucionais que regem as concessões dos serviços públicos, não renovou a licença de operação da RCTV, por entender que ela não cumpriu com suas obrigações, enquanto um veículo de comunicação social.

A mídia brasileira tem, também, um forte cacoete golpista. Desde Watergate, e do impitchman do Collor, ela não faz outra coisa que não tentar derrubar o presidente, desde que ele não sirva aos seus interesses. Então, eles ficam com um pé atrás com o que ocorreu na Venezuela, com medo que possa ocorrer o mesmo por aqui. Mas eles podem ficar tranqüilos, o Lula nunca faria algo assim, como o Chaves fez com a RCTV. Mesmo sabendo que, a mídia tupiniquim, fez o que fez para derruba-lo, ele não “compraria” essa briga. Assim, os Sirotzky, os Marinho, os Magalhães e outros grandes grupos midiáticos, podem continuar batendo, mentindo, iludindo, influenciando, omitindo, desinformando...

E viva o Brasil.

Nenhum comentário: