terça-feira, 29 de maio de 2007

Que frio, e como vivem os necessitados?

Imagem de satélite mostra a estrada da frente fria no Rio Grande do Sul

Segundo os institutos de meteorologia, esse frio que chegou ao Rio Grande do Sul (4°C) nesta madrugada, tende a se manter e até aumentar. Na Argentina, a neve está pegando pesado em diversas regiões. Esse frio, que está chegando ao sul do Brasil, segundo o Inpe pode também provocar queda de neve no planalto do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Essa onda de frio é cruel com aquelas pessoas que não têm casa, que dormem ao relento, muitas das quais são crianças e velhos. Nós, que temos condições, temos a obrigação de, de alguma maneira, minimizar esse sofrimento. Procurem nos armários aqueles agasalhos que já “saíram de moda” e entreguem diretamente às pessoas que deles necessitam.

É muito mais eficaz a solidariedade direta do que ficar entregando à alguma “campanha” que somente serve para promover aquelas pessoas que se importam com o próximo na hora de se promoverem.

Geograficamente situados na porção mais meridional do Brasil, estamos sujeitos a essas “ondas” de frio vindas da Antártida. Nossas casas, mesmo assim, não estão preparadas para invernos mais rigorosos, como nos países europeus. E no verão, como sabemos, o calor é quase insuportável. Por isso eu brinco: nós aqui, não vivemos, sobrevivemos.

Nenhum comentário: