terça-feira, 15 de maio de 2012

Terra leva um ano e meio para repor recursos consumidos anualmente, diz estudo


Segundo estudo divulgado nesta terça-feira pela WWF (leia AQUI), o relatório "Living Planet", a Terra leva um ano e meio para repor todos os recursos que a população mundial consome a cada ano. Para muitos ambientalistas, a Rio+20, conferência internacional que será realizada no Brasil em junho, é uma oportunidade para os países aumentarem de forma urgente a proteção à natureza.

Quer dizer, estamos caminhando rapidamente para a exaustão do nosso planeta com o rítimo do nosso consumo e, este consumo, está cada vez sendo mais incentivado pela mídia, que impões como sendo a "felicidade" poder consumir mais e mais. Este é o modelo capitalista que precisa (mais ainda) de lucros para sobreviver.

segundo a matéria, "nós precisamos aumentar o senso de urgência, e eu acho que em última instância isso não diz respeito somente às nossas vidas mas também ao legado que vamos deixar para as futuras gerações", acrescentou.

Desde 1966, a demanda por esses recursos se duplicou, acentuando as diferenças entre habitantes de países ricos e pobres. Se cada morador da Terra consumisse como um americano, por exemplo, seriam necessários quatro planetas para responder a essa demanda.

Ranking da Pegada Ecológica (é a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população).

1. Catar
2. Kuwait
3. Emirados Árabes Unidos
4. Dinamarca
5. EUA
6. Bélgica
7. Austrália
8. Canadá
9. Holanda
10. Irlanda
33. Rússia
56. Brasil
66. África do Sul
73. China
135. Índia

Fonte: Global Footprint Network / Sociedade Zoológica de Londres (ZSL)

Nenhum comentário: