quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quem caiu na conversa da FOZ Uruguaiana, ficou com cara de palhaço...



Sem dúvidas, quando aperta é que a gente se mexe. Isso eu digo em virtude da sêca que assola o Rio Grande do Sul que, além de prejudicar a agricultura e a economia como um todo, também afeta o povo, que sofre com o racionamento de água no seu dia a dia.

Sobre este fato, o abastecimento de água nas grandes cidades do RS, tem-se que levar em consideração, as privatizações dos serviços de saneamento que, invariavelmente, levam ao aumento das tarifas. Em todas as experiências de privatização no mundo, isso, sempre, aconteceu.

Não seria difernte aqui no RS.

A menos de um ano atrás, no município de Uruguaiana, na fronteira oeste do estado, aconteceu uma batalha em um processo desencadeado pelo prefeito Sanchotene Felice (PSDB, é claro), da mídia amiga local e de nove vereadores que fizeram com que, a Oldebrecht, através da Foz Uruguaiana, assumisse os serviços de água e esgotos do município, que anteriormente eram prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN (pública).

Pois é, com promessas de redução dos valores cobrados pela estatal, os "donos" do poder de Uruguiana, engambelaram a população... normal, não é? E privatizaram os serviços.

Agora, tudo veio a baixo. A mentira de que, os serviços privados seriam melhores e mais baratos do que eram prestados pela CORSAN, a Foz entrou com um pedido de aumento da tarifa da água (leia AQUI):

"A empresa Foz de Uruguaiana encaminhou à AGERGS pedido de aumento de tarifa nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário querendo aumento de 15,44%. O aumento é justificado para garantir o equilíbrio econômico/financeiro da empresa. A AGERGS fará audiência pública em Uruguaiana, convocando todos os usuários dos serviços da concessionária na cidade para tomar conhecimento da proposta. Ainda, a Foz quer a fixação do mês de junho como data base de reajustes e revisão tarifária. A FOZ assumiu os serviços em Uruguaiana no dia 24/06/2011."

Os quase 16% pretendidos pela FOZ, é, também, quase três vêzes a inflação do preríodo.

O povo de Uruguaiana perece que vai se mobilizar contra, mas... já era... foram vergonhosamente enganados pelo "canto da sereia".

Em saneamento, não existe mágica.

Agora resta a mobilização e, reclamar para o bispo.

Nenhum comentário: