quarta-feira, 30 de maio de 2012

Desmate na mata atlântica cai 58%; restam 7,9% da área original


Se a mata atlântica tem inimigos, boa parte deles está em Minas Gerais. Cerca de metade dos 13,3 mil hectares desmatados nesse bioma em 2011 está em terras mineiras (leia AQUI).

Os dados são do "Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica", divulgado ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O desmate total na região da mata atlântica --vegetação de florestas, de mangues e de restingas (cobertura vegetal rasteira próxima ao mar) que aparece em 17 Estados do país-- equivale a mais de 13 mil campos de futebol.

Além do destaque para Minas (com 6.339 hectares a menos), há também a Bahia (4.493 hectares).

O número total caiu 58% em relação ao levantamento de 2010, quando o desmate atingiu 31,19 mil hectares.

A queda foi mais acentuada no Sul e Sudeste do país.

A Mata Atlântica (leia AQUI) que está presente em quase todo o litoral brasileiro, justamente onde se localizam as áreas mais densamente ocupadas pela população e, óbviamente, onde também estão as maiores cidades do País. Por este fato, o bioma mais depredado. 

Hoje, mesmo com a queda do desmatamento, ainda de desmata muito. Atualmente, somente 7,9% é o percentual remancente da vegetação que existia no início da ocupação do território brasileiro.  

Nenhum comentário: