quarta-feira, 2 de maio de 2012

As árvores mais antigas do mundo: para os nossos deputados, não faz diferença.


Enquanto no Brasil ainda tramita o novo Código Florestal, aproado pela Câmara Federal, em que, práticamente, libera os desmatadores pelo que já fizeram e fazem, achei uma matéria interessante sobre as árvores mais antigas do mundo.

As árvores são seres incríveis e repletos de vida. Não somente a árvore em si é viva, mas nela habitam, milhares de seres, vegetais e animais. Um complexo ecossistema vive em uma árvore. Pássaros, roedores, maíferos, lagartos, aracnídeos, formigas e outros insetos, epífetas, fungos, líquens, bactérias, etc. Algumas árvores podem sustentar até mil espécies em suas folhas e galhos, tronco e raízes.

São estes seres, as árvores, que são o alvo dos desmatadores, as árvores são abatidas tanto para a agricultura e criação de gado, quanto para a utilização de sua madeira. Não importanto a sua função na natureza.

As árvores, além de sustentar vida de vegetais e animais, sustentam a vida dos seres humanos, ajudando com a fotosíntese, a transformar gás carbônico em oxigênio, regulando a umidade do ar, as chuvas e o clima.

Mas parece que nada disso é importante frente as questões econômicas.

Muitas árvores têm vida longa (quando não são derrubadas) e chegam a durar milhares de anos. As Picea abies, que vivem em sua maioria na Noruega, a mais velha dessa família foi encontrada recentemente no noroeste da Suécia com, aproximadamente, 9.550 anos de idade. No Brasil, o Jequitibá. que são nativas da Mata Atlântica, ela está entre as maiores árvores do local. Um de seus exemplares tem aproximadamente 3.000 anos.

Veja AQUI aqui as árvores mais antigas do mundo.

Veja AQUI, também, algumas das espécies que vivem em uma árvore. 

Nenhum comentário: