segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Geografia Política da Europa está mudando: França e Grécia vão às urnas


Mal Hollande foi eleito e já enfrenta a receita neoliberal aplicada durante anos e que resultaram a atual crise européia.

Já deu para ver que a sua gestão frente o governo frencês, será de confronto e muita negociação.

Hollande (leia AQUI) afirmou que quer uma renegociação do chamado pacto fiscal acordado por líderes europeus em março, em uma tentativa de encerrar mais de dois anos de crise. Ele tem sinalizado que um novo pacto de crescimento para complementar as severas regras orçamentárias pode também ser aceitável.

"Do nosso ponto de vista, uma nova negociação do compacto fiscal não é possível", disse o porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, durante uma coletiva de imprensa.

Ele completou: "Não queremos crescimento através de novas dívidas. Em vez disso, queremos crescimento através de reformas estruturais."

Seibert afirmou que o bom relacionamento de Merkel com a França continuará sob o governo de Hollande.

Grécia

Com quase todos os votos apurados nas eleições gregas (leia AQUI), o partido de centro-direita Nova Democracia aparece à frente com 19% - bem abaixo dos 33,5% obtidos nas eleições de 2009.


O outro partido da coalizão, o socialista Pasok, ficou apenas em terceiro lugar, com 13,3% dos votos (nas eleições anteriores, havia sido o partido mais votado, com 43,9%).

A coalizão de partidos de esquerda Syriza - que se opõe às medidas de austeridade fiscal do atual governo - acumula a segunda maior votação, com 16,7%.

A liderança da Alemanha será, com certeza, contestada.

E as medidas de austeridade e impolurares, ditadas pelo Fundo Monetário Internacional - FMI... Também.

A Europa está diante de uma mudança de paradígma. Se a situação vai melhorar?

Uma incógnita.






Nenhum comentário: