quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os benefícios da corrida e o Dia do Desafio: Um estilo de vida mais saudável

Centenas de pessoas participam de corrida noturna que marca o início do Dia do Desafio na Capital Bruno Alencastro/Agencia RBS
Para provar que eu corri, lá estou eu, de calção preto e camisa laranja, com o número 679. (foto da Zero Hora)

Ontem, última quarta-feira de maio, é realizado o Dia do Desafio, que se propõe a que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Praticamente por a minha vida toda estive envolvido com a corrida. Aos 13 anos, numa olimpiada escolar, fui convidado a treinar na Sogipa mas não durou muito. Mais tarde, lá por 1984, reiniciei as corridas e, 1986, corri a Maratona de Porto Alegre, onde fiz os 42.095 metros, em 4:20 hs. E, de lá para cá, sempre corri regularmente mas, nos últimos seis anos, é que resolvi me dedicar mais a corrida.

Veja AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

O Dia do Desafio surgiu durante o rigoroso inverno canadense de 1983 (leia AQUI) , quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

Ontem, a meia-noite e um minuto (0:01 hs.), aconteceu a Corrida Noturna do Dia do Desafio em Porto Alegre. A corrida aconteceu com uma chuva fina, mas persistente. Corri 10 km em 54 minutos. Uma corrida que, como o nome já diz, é um desafio para os participantes, pois depois de um dia de trabalho cansativo, lá estavam centenas de pessoas para ultrapassar seus limites.

Veja AQUI a matéria sobre o Evento na Zero Hora, onde tem a foto em que estou correndo (fiquei famoso, rsrsrs).

Faça atividades físicas, sua vida vai melhorar, com certeza.



Nenhum comentário: