sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Rio Grande do Sul sofre com a forte estiagem... já é seca!

Em Santo Augusto, na Região Noroeste, açude secou  (Foto: Luis Frey/RBS TV)

A falta de chuva no Rio Grande do Sul (leia AQUI) está trazendo cada vez mais prejuízo às lavouras gaúchas. No último levantamento da Defesa Civil, divulgado às 12h deste domingo (8), já é de 107 o número de municípios em situação de emergência por causa da estiagem. O número de pessoas afetadas no estado chega a 460.714.

O problema afeta toda a cadeia produtiva, o meio ambiente e as pessoas, que têm sua rotina alterada. A seca já vêm de longa data, pois desde novembro de 2011, o défict já chega a 300 mm, que corresponde a chuva de três meses. 

Mas o pior é que não há, ainda, previsões animadoras de que o quadro se modifique. A CORSAN, que abastece mais de sete milhões de gaúchos, está fazendo grandes manobras para suprir o consumo e pede a população que use a água com racionalidade.

Grandes cidades como Passo Fundo, Erechim, Vacaria, entre outras, estão a beira do racionamento. O rio Jacuí, por exemplo, un dos maiores e mais caudalosos rios do Rio Grande do Sul, atingiu o menor nível de sua história, só para se ver como está a situação.

Os prognósticos para hoje (leia AQUI) , dão conta que o sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, apesar da presença de nuvens em algumas regiões, como o Litoral Norte. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia no Sul e no Extremo Oeste com a aproximação de uma frente fria que atua no Prata.

Vamos "rezar" para que chova forte, senão...

Nenhum comentário: