quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Brasil se segura: Desemprego em abril é o menor em 10 anos, aponta IBGE... Mas a renda cai.


Segundo pesquisa do Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE (leia AQUI),  taxa de desocupação de abril de 2012 foi estimada em 6,0% para o conjunto das seis regiões metropolitanas. Na comparação com março (6,2%), não ocorreu variação estatisticamente significativa. Frente a abril de 2011, quando a taxa foi de 6,4%, verificou-se declínio de 0,4 ponto percentual.

O contingente de desocupados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas em abril no agregado das seis regiões investigadas, apresentando estabilidade em relação ao mês anterior e a abril de 2011.

A população ocupada atingiu 22,7 milhões para o conjunto das seis regiões, não assinalando variação significativa frente ao mês de março. No confronto com abril de 2011, foi verificado aumento de 1,8%, o que representou um adicional de 396 mil pessoas nesse contingente em 12 meses.

Embora a desaceleração da produção industrial brasileira, causada pela crise européia e a valorização do Real, ainda estamos conseguindo nos manter dentro de padrões de esprego aceitáveis, mesmo com a diminuição do salário médio de -1,2%, é um dado positivo. De acordo com o Ministro Guido Mantega (leia AQUI), a crise na zona do euro pode fazer com que a economia brasileira não cresça como o governo esperava em 2012. A redução, adiantou, pode ser de um ponto percentual, derrubando a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5% para 3,5%.


Assim, não pensem que a situação está boa não. Com o recrudecimento da conjuntura negativa da economia mundial, podemos, mais ali na frente, ter um aumento do desemprego no Brasil e uma queda mais acentuada da renda do trabalhador brasileiro.

Por enquanto vamos bem...

Nenhum comentário: