segunda-feira, 2 de abril de 2007

Um filme para a Semana Santa


Ontem a noite, estava “zapiando” pela TV (não tenho TV a cabo) e, para variar, não tem nada que se aproveite num domingo na televisão. De repente, no canal do Sr, Abravanel, estava iniciando um filme. E dentro do espírito da Semana Santa, o filme que estava na introdução se chamava: Os Dez Mandamentos. Ao longo da vida, já assisti a diversas versões desse clássico do cinema. Acho que o mais famoso e que mais me marcou, teve o Charlton Heston Moisés.
O que assisti ontem é recente, e retrata importantes passagens na vida dos hebreus, que por volta de 1250 a C. conduzidos por Moisés, fogem do Egito, onde viviam na condição de escravos, para Palestina. Essa fuga é conhecida na Bíblia como "êxodo".

Mas o que me chamou a atenção e que aqui escrevo, tem um pouco, ou muito, de geopolítica. Que é a questão que envolve Israel e a sua luta pela manutenção da sua localização atual. Em um certo momento do filme, Moisés diz ao seu povo que Deus tinha falado com ele. Nessa conversa, foi-lhe dito que, os judeus, teriam que lutar muito para poderem viver na “Terra Prometida”.

Aí então, voltei ao presente. O que ocorre no Oriente Médio hoje é fruto de, quem sabe, uma provação ou um castigo. Pois desde aquela época brigam incessantemente, com todas as suas forças e, é claro, do seu aliado principal os Estados Unidos, para se manterem onde estão.
Essa é uma questão muito importante para toda a região. Está contaminando países ao redor. E, como professor de Geografia, recomendo a que queira “fazer” o vestibular, deva compreender bem essa questão, que sempre é tema de uma prova de geografia.

Nenhum comentário: