quarta-feira, 25 de abril de 2007

Natureza? Que é natureza? Para quê serve isso?


Se você dissesse a alguém que vivemos em uma ditadura, certamente essa pessoa certamente iria lhe chamar de louco ou sei lá o que. Mas do jeito que está a coisa aqui no Rio Grande do Sul, isso não seria uma mentira, pois o o governico da tia Yeda, age de forma ditatorial, apoiando-se na sua base aliada.


Ontem a tarde, a oposição foi patrolada na votação da reforma administrativa que, segundo o Dep. Raul Ponte, “não vai resultar em nenhuma economia, ao contrário, vai gerar mais despesas, pois cria novas secretarias e novos cargos comissionados”. Também não houve qualquer discussão de muitos das propostas constantes no projeto governamental, muitos nem chegaram a ser lidos. A votação foi a prova dessa ditadura, o Governo manda e a assembléia aprova, foram 40 votos a favor e 13 contrários.


Mas o mais preocupante nessa reforma, é a saída da SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, dos recursos hídricos, indo para a irrigação (nova pasta criada na reforma) e a política florestal fque oi para a agricultura. Veja só, para onde vai a preservação da natureza, pois essas mudanças servem somente aos interesses dos grandes empresários, sempre ávidos por mais lucros.


Já na esfera nacional a coisa também não é boa, na contramão da busca de um desenvolvimento com repnsabilidade ambiental, o Governo Lula prepara a divisão do IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis em duas secretarias. Uma vai cuidar dos parques e reservas e outra das licenças. A desculpa do Governo é agilizar o licenciamento de projetos de infra-estrutura para o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Será?


Tudo em nome do capital, do lucro dos grandes grupos econômicos. Essa e outras coisas nos demonstram que não existe vontade de se preservar o que ainda resta de natureza.

Nenhum comentário: