segunda-feira, 9 de abril de 2007

"Manter o que está ruim, mudar o questá bom", mais uma do Beto Moesh.



Neste feriado da Semana Santa, não viajei, fiquei em Porto Alegre. Ao entardecer da quinta-feira resolvi dar uma volta em Ipanema, curtir o pôr do sol. Estava beleza. Tarde morna, vinha bem uma cerveja. Fui até ao Bar do Orlando, que é o único bar que fica na praia. Quando, então, escuto o Sr. Orlando, reclamando do tratamento da Prefeitura na questão que envolve a localização do seu bar e da SMAM, aquela dirigida pelo “Secretário Brigão”, o Beto Moesh.


O Sr. Orlando me falou que, para intimida-lo a sair do local, foi feita uma ação para a derrubada do banheiro de estabelecimento, onde uma dezena de “brigadianos” acompanharam fiscais da SMAM de operários da SMOV, contra um único homem, de sessenta e cinco anos, que tentou demove-los do intento. Nada adiantou, derrubaram o banheiro e foram embora, deixando todo entulho para ser retirado pelo próprio proprietário.


O senhor Orlando, me confessou que não quer briga com o Beto Moesh, que esse é muito “valente” e que não tem recursos para ir à justiça, mas o que ele gostaria é de um pouco de civilidade por parte dos órgãos públicos, que não é o forte do Secretário do Meio Ambiente.


Para quem não lembra, no início da década de 1990, a Prefeitura elaborou um novo projeto paisagístico e urbanístico para o Ipanema, dentro do programa Guaíba Vive. No entanto, a retirada dos bares irregularmente instalados na beira da praia foi extremamente longa, tendo sido essa polêmica iniciada em 1989 e somente encerrada em 2000. Nesse longo processo, foi elaborado um plano de ajustamento de funcionamento pala Prefeitura, para todos os estabelecimentos, até que o projeto fosse implementado. O único que assinou e se adequou ao termo foi o Bar do Orlando, que permaneceu, a espeta do projeto. Os outros todos, não assinara e foram retirados.


Entretanto, a própria Prefeitura pôs o antigo plano em banho-maria, pois acreditou ser necessário um novo projeto que abarcasse o planejamento de toda a orla do Guaíba conjuntamente, e não cada bairro ter seu próprio modelo. Com isso, na mudança de governo, é feita uma nova pressão sobre o único bar existente.


Desde novembro, segundo o Sr. Orlando, começou o “tira e puxa”, com todo o tipo de ação, desde a derrubada do banheiro, até a não reposição das lâmpadas do poste que fica em frente ao bar, deixando-o no escuro para prejudicar o seu negócio. Todos os outros postes têm luz, é só ir lá e constatar o castigo do Sr. Orlando.


Ele já se desgostou do negócio, não quer brigar, não que ir para a justiça. pois já mostrou toda a documentação assinada e consagrada pela própria Prefeitura, mas de nada adiantou, não sensibilizou o Secretário brigão. Agora ele quer somente um tempo razoável para que possa mudar-se, decepcionado com o tratamento dispensado a um cidadão.

Nenhum comentário: