quarta-feira, 18 de abril de 2007

Olha a Dengue aí gente!


O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, disse nessa terça feira que, poderá haver uma epidemia de Dengue no estado. Foi constatado em Giruá mais de trinta casos de suspeita da doença. Amostras foram encaminhadas ao instituto Adolfo Luftz, em São Paulo, para análise que irá confirmar ou não a suspeita.


Durante a minha vida inteira, sempre “ouvi” falar de Dengue. Essa grave enfermidade sempre esteve confinada à região tropical, quente. Mas agora, parece, que está se espalhando pelo País.
Isso ocorre porque aqui no Rio Grande do Sul, em primeiro lugar, está havendo uma migração do vetor da Dengue (o mosquito), em conseqüência, principalmente, do agravamento do aquecimento global, decorrente da queima dos combustíveis fósseis.


O mosquito está encontrando aqui no RS, em decorrência das mudanças climáticas, condições favoráveis ao seu desenvolvimento.


Segundo, e esse ponto é o que interessa a nós, não há qualquer ação, por parte da Tia Yeda, no sentido de monitorar controlar o vetor da dengue, o aedes aegipty. Com a propaganda da “falta de recursos” do Estado, na Secretaria da Saúde não se paga mais diárias, combustível e pedágio para as viagens dos agentes que têm essa incumbência. Bom aí adivinhem quem é o maior prejudicado? Ganha um doce que responder: a população mais pobre, é claro.


Enquanto isso, vamos nós tomarmos aquelas providências básicas para combater "marvado" do mosquito, não deixando que exista em nossas casas nenhuma água parada. Onde o mosquito se prolifera. E seja o que Deus, ôps... o que a Tia Yeda quiser!

Nenhum comentário: