terça-feira, 10 de abril de 2007

O lixo nosso de cada dia



Além da sujeira disseminada pela cidade, agora os moradores de Porto Alegre são, importunados pelos caminhões de recolhimento de lixo do DMLU. Na rua onde resido, por exemplo, o lixo era recolhido, invariavelmente, entre 20 e 21 horas. Com o passar do tempo, esse horário foi se estendendo e, atualmente, o caminhão está passando à uma hora da manhã. Segundo relatos de moradores de outros bairros, por lá, isso também é comum.


É um desrespeito para com as pessoas que precisam dormir para trabalharem no outro dia e com os próprios funcionários que são sacrificados. Não sabe-se o porquê. Será que falta caminhões, ou a empresa concessionária está fazendo “economia”? Se continuar assim, em breve, o recolhimento será feito no meio da madrugada. O barulho é infernal, pois para compactar o lixo no caminhão, este precisa estar acelerado o tempo inteiro, e temos mais a gritaria dos funcionários e o latido dos cães. E para finalizar, no outro dia, a rua está imunda. Quando será que o recolhimento do lixo voltará a ser mais caprichado e em um horário mais “civilizado”? O quê o DMLU tem a dizer a respeito?


Outra coisa que chama a atenção, agora na área central da cidade, onde trabalho, é o fato de, a Prefeitura, ter ACABADO com a coleta seletiva do lixo, é tudo misturado. Esta tarefa, sofreu uma “pseudo-privatização”, ficando a cargo, agora, dos catadores (nada contra a esses trabalhadores), que vasculham e rasgam os sacos de lixo, retiram o que lhes interessam e vão adiante, quando não levam todo o saco de lixo para algum lugar, retiram o que é aproveitado jogando o que sobra em locais inadequados. Também não se pode esquecer que, nós temos de fazer a nossa parte, separando o lixo, acondicionando-o e depositando-o apropriadamente, mas a coleta deve ser feita adequadamente para proteger o nosso ambiente, a nossa cidade.

Quem anda pelas ruas da “mui leal e valorosa”, observa que a cidade está mais suja, largada. A atual administração, em três anos, conseguiu acabar com o que foi conquistado ao longo de anos. Espero que a população saiba julgar e na próxima eleição, votando pelo bem cidade.

Nenhum comentário: