terça-feira, 24 de abril de 2007

Em porta arrombada, tranca de ferro


Vejam a que ponto chegamos. O HPS, o nosso mais que querido Pronto Socorro, atirado às traças, que dizer, aos ratos. Sim ratos. Eles se adonaram do Hospital por pura incompetência da Prefeitura, do nosso José “gasparzinho” Fogaça. O seu vice, o Médico monstro, Elizeu Santos, depois do acontecido ter sido divulgado pala mídia, vai tomar providências, vejam uma parte da matéria de Zero Hora>


“higiene no Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou uma série de medidas para tentar solucionar o problema.Em nota divulgada nesta sexta, a prefeitura da Capital determinou a contratação emergencial de uma empresa privada para realizar a desratização do depósito de lixo do hospital, a ser iniciada no sábado. Além disso, os procedimentos para acondicionamento de resíduos devem ser modificados.


A nota informa a autorização para a compra de luvas, seringas, ataduras e filme para Raio X, além de conserto do elevador, das máquinas de lavar, do aparelho de ar-condicionado e do revestimento do piso do HPS, em caráter de urgência.


A ordem foi dada pelo prefeito em exercício, Eliseu Santos, após reunião com os secretários Pedro Gus (Saúde), Cristiano Tatsch (Fazenda) e Cezar Busatto (Governança Local), na tarde de sexta. A orientação é de que sejam mudados os procedimentos para acondicionamento dos resíduos.


As demais necessidades de reforma estrutural serão contempladas pelo Programa de Qualificação do Sistema Único de Saúde (QualiSUS), que destina recursos para reforma e ampliação das áreas de urgência e emergência de hospitais e pronto-atendimentos. O QualiSUS repassará ao HPS cerca de R$ 6,5 milhões e, em contrapartida, a prefeitura irá investir 20% do valor. A previsão é de que até o final do ano essas obras sejam iniciadas.”


Vejam que não são somente os ratos. Muitas outra coisas estavam erradas e o (des)governo municipal só toma jeito após a mídia denunciar. E olha, prá mídia denunciar os “queridinhos”, a coisa tem de estar muito ruim.


Agora, o final da matéria é que é interessante. Que as reformas estruturais, essas ficam por conta do Governo Federal. Bom, e que vai inaugura-las?

Nenhum comentário: