segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Porquê a direita tem medo do PT?


Em matéria publicada na Folha de São Paulo (AQUI), dá conta que o partido político mais popular do país desde o ano 2000, o PT reconquistou o apoio que havia perdido durante a crise do mensalão e hoje é apontado como a legenda preferida por 25% dos eleitores, patamar mais alto de sua história.

O partido, que chegou a ter 24% de preferência em dezembro de 2004, despencou para 15% em fevereiro de 2006, oito meses após a denúncia do mensalão.

A recuperação começou depois da reeleição de Lula. Em dezembro de 2009, o PT atingiu 25% de preferência popular, valor que permanece estável desde então (os números são do Datafolha).

A retomada da popularidade em ano eleitoral pode ser vista como indicador de aumento da bancada petista na Câmara dos Deputados.

Esta preferência se dá, segundo analistas políticos (AQUI), devidoa a uma organização feita de baixo para cima. Ou seja, de base.

"O crescimento da preferência do PT é sólido, e não o resultado de um impulso eleitoral. Construiu-se lentamente. E a identidade partidária é variável de longo prazo, difícil de construir e difícil de perder", diz André Singer, cientista político da USP.

Para Andréa Freitas, cientista política do Cebrap, "a preferência partidária pode ser considerada um indicativo forte de intenção de voto, ainda mais quando se trata de um partido que se organizou de baixo para cima".

Na realidade, é a legitmidade da construção do Partido dos Trabalhadores, que se solidifica na preferência do eleitorado, não ocorre em outros partidos. A maioria dos partidos são, quase sempre, formados de cima para baixo. Os "caciques" fundam um partido e, depois, entram os partidários ou militantes que, via de regra, são coordenados por esta elite partidária.

Assim, é esta força que é combatida pela oposição e pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista) anti-PT.

Como disse o Lula em comíssio aqui em Porto Alegre, "No governo, aprendemos que a esquerda faz oposição, enquanto a direita tenta dar um golpe a cada 24 horas para não permitir que as forças que governam o país de forma democrática possam continuar".

Em outra frase, Lula disse que, "A elite capitalista brasileira que dirigia este país não sabia o que era capitalismo. Precisou entrar na Presidência um metalúrgico socialista para ensinar a eles como se faz capitalismo neste país".

É por isso que o PT é tão combatido, pela sua força. Sua militância.

Nenhum comentário: