quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Corte Constitucional hundió acuerdo de cooperación militar con EE.UU.


Bastou a saída de Uribe da presidência da Colômbia, para entrada de Santos, um direitista, mmas à esquerda de seu antecessor, para a mais alta corte do país, A Corte Contitucional, declarou inconstitucional o acordo firmado com os Estados Unidos, que permitia a instalação de bases militares americanas em território columbiano.

Segundo o jornal E lEspectador, "con seis votos a favor y tres en contra, el alto tribunal dejó sin efectos el convenio que permitía a militares norteamericanos y contratistas hacer uso libre de siete bases militares colombianas".

A política entreguista iniciada por Uribe, sofre um revés. A corte entendeu que o ex-presidente extrapolou sua prerrogativas ao firmar o acordo e que este, deveria ser referndado pelo Parlamento e, acima de tudo, "El principal argumento que dieron la mayoría de los magistrados para dejar sin efectos el acuerdo fue que estipulaba inmunidad judicial de la que podrían gozar los norteamericanos en caso de verse involucrados en actividades ilícitas".


No acordo, a Colômbia dava uma espécie de salvo conduto às atividades que fossem consideradas ilícitas que os Estados Unidos praticassem no país.


Outro ponto a considerar a respeito, foi a descoberta de uma vala comum na Colômbia, com mais de 2.000 corpos, que pode ter sido fruto de atividades clandestinas oriúndos deste acordo.


Duas coisas aconteceram com a posse de Santos na Colômbia: a primeira foi a aproximação diplomática entre a Colômbia e a Venezuela, estremecidas com as denúncias feitas por Uribe sobre bases das FARC, supostamente acobertadas por Chaves em território venezuelano. A segunda, esta: a anulação deste acordo que, certamente, traria instabilidade à região.


Bom para nós, sul-americanos.

Nenhum comentário: