quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Novo indicador do PNUD retrata vivências no trabalho, na educação e na saúde.


Mesmo com os avanços realizados durante o governo Lula, a saúde ainda preocupa os brasileiros. E tanto faz se forem usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) ou de planos particulares, esta é preocupação do brasileiro. Pois a Educação e o Trabalho, são vistos com bons olhos pelos brasileiros.

Uma pesquisa divulgada pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) leia AQUI, diz que os brasileiros estão mais descontentes com os problemas enfrentados na área da saúde do que com as condições de educação e de trabalho.

Com o objetivo de mensurar o que os brasileiros sentem sobre esses três aspectos, os pesquisadores criaram um novo indicador de qualidade de vida: o Índice de Valores Humanos (IVH), construído a partir de 1.887 questionários, aplicados a habitantes de 24 Estados.

Em uma escala de zero a um, o IVH para a saúde não passou de 0,45 na média nacional – contra 0,54 na educação e 0,79 na área do trabalho. Os entrevistados foram questionados sobre temas que fazem a diferença sempre que procuram ajuda na rede pública ou privada, em hospitais ou postos de saúde: o tempo de espera por atendimento médico, a linguagem usada pelos especialistas e o interesse demonstrado pelos profissionais.

Nenhum comentário: