quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bactéria superresistente deixa médicos do mundo em alerta

Segundo Darwin, todas as formas de vida evoluem no tempo. Vegetais e animais, mesmo os microscópicos, através de mutações genéticas, estão sempre se aperfeiçoando e se adaptando para melhor viver e se reproduzir. As condições no meio vão determinando estas mutações.

Pois é... mas muitas dessa mutações, principalmente em bactérias e vírus, podem causar nos seres humanos doenças que ainda não estamos preparados para enfrentar.

Segundo matéria do Globo, uma nova linhagem de bactéria que vem se espalhando rapidamente e tem se mostrado resistente à maioria dos antibióticos está deixando a comunidade médica do mundo inteira em alerta, anunciaram os cientistas num artigo publicado na revista "Lancet" nesta quarta-feira.

A bactéria mutante, que seria uma forma mais resistente da E.coli, pode levar à morte por pneumonias e infecções urinárias e seria contraída pela água. Os primeiros casos surgiram na Índia e no Paquistão e chegaram ao Reino Unido através de ingleses que foram à Índia para se submeterem a cirurgias estéticas e tratamentos médicos. O temor é que agora ela se espalhe pelo mundo.

Que coisa, heim?
Com as mudaças ambientais provocadas pelo homem na Terra, não é de se espantar com o aparecimento de doenças causadas por vírus e bactérias que não conhecíamos ou que sofreram mutações. Temos aí mais uma. É bom lembrar que, a AIDS, que é causada por um Vírus que está sempre se adaptando às drogas que combatem a doença, mudando para melhor resistir e sobreviver.

Nenhum comentário: