sexta-feira, 30 de março de 2007

E o calor, heim?


Como hoje é sexta-feira, cinco da tarde, está na hora de pensarmos o que fazer nessa noite quente de outono, sim, outono. Quem sabe uma saídinha básica para umas cervejinhas ao ar livre ou um cineminha (ar condicionado). É hora de nos divertirmos um pouco. E por falar em calor no outono, que será daqui prá frente? Vamos ter inverno?

Segundo as pesquisas científicas, nos últimos 150 anos a temperatura tem aumentado constantemente, mesmo que tenham havido épocas mais fias. Muito se fala e se discute a respeito. Muitos cientistas atribuem o aumento a temperatura terrestre ao aumento da queima de combustíveis fósseis, que joga o CO2 para a atmosfera, que é um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa.

Outros, dizem que não existe nenhuma relação do aquecimento global com a crescente produção de CO2. Esses, geralmente, acreditam que isso tudo é normal, e que podemos continuar assim, queimado petróleo. Claro, são pessoas ligadas aos grandes grupos industriais, principalmente do setor automobilístico e petroleiro.

Mas o quê realmente está acontecendo? Até onde pode chegar o aumento da temperatura?

Geologicamente, sabe-se que o clima terrestre tem mudanças cíclicas, mas que, essas mudanças são lentas, medidas em milhares de anos. Portanto, são imperceptíveis ao homem, dado a sua existência se limitar a algumas dezenas de anos (no máximo cem anos). A Terra já passou por períodos quentes e por eras glaciais, mas atualmente, com certeza, esse lento processo está sofrendo a interferência do homem, pois é nítido que a cada anos o calor aumenta. Somente no verão de 2006, na Europa, mais de 20.000 pessoas morreram em virtude do calor.

O quê vamos fazer? O nível dos oceanos vai engolir as cidades litorâneas? A raça humana vai sucumbir? Ninguém sabe as conseqüências disso.

Se você tem interesse no assunto, a Internet está repleta de artigos e sites sérios a respeito, é só procurar e dar uma olhada. Tem um que achei bem didático e claro, sem ideologias, bem técnico: http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/climate_change/change.htm

Nenhum comentário: