sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As mulheres no comando do mundo: Dilma e Merkel prometem agir por reforma do Conselho de Segurança da ONU

No G20, Dilma e chanceler da Alemanha têm encontro bilateral nesta sexta
Dilma e Merkel prometem agir por reforma do Conselho de Segurança da ONU


Em reunião realizada nesta sexta-feira (leia AQUI), em Cannes, a presidente Dilma Rousseff e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, combinaram intensificar os esforços para a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os dois países formam o G-4, junto com o Japão e a Índia, e pedem um assento permanente no órgão, hoje formado apenas pelos Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. Dilma também aceitou convite para visitar a Alemanha em 2012, durante feira de tecnologia. As líderes também conversaram sobre a situação da Síria.

Com certeza a ONU sempre esteve na mão dos EUA, inclusive a sua sede é em território norte-americano, a maior parcela dos recursos também vem dos Estados Unidos. Assim, todas as decisões passam impreterivelmente pelo sim ou pelo não do estadunidenses. Espero que, para decisões pluritárias, esta reforma é importante para o mundo.

Em sua participação durante a sessão desta sexta-feira, Dilma falou sobre o tema da energia e meio ambiente. Ela acredita que os países devem assumir compromissos sobre a redução da emissão de gases poluentes e lembrou da meta proposta pelo Brasil, de corte de 36% a 39% em relação à projeção de 2020.


A presidente afirmou que o país está pronto para contribuir, desde que a iniciativa seja compatível com a redução da pobreza.

Nenhum comentário: