quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Futuro incerto: Novos estudos reforçam consenso de que Terra está mais quente

Duas pesquisas recentes (leia AQUI) reafirmam o consenso científico em torno da realidade do aquecimento global, embora também mostrem as incertezas do fenômeno.

A primeira, coordenada pelo físico Richard Muller, da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi divulgado numa conferência nos EUA e aguarda para ser publicado. 

Mas já ganhou relevância porque, até o mês passado, Muller era um cético do clima. Para ele, os dados usados para mostrar que o planeta está aquecendo não eram confiáveis.

Decidido a colocar o consenso climático à prova, Muller organizou um estudo, o Best (sigla inglesa de "projeto Berkeley sobre a Temperatura da Superfície Terrestre").

A pesquisa recebeu parte de seu financiamento da fundação Charles Koch, ligada à indústria do petróleo e responsável por bancar outros céticos climáticos e políticos conservadores nos EUA.

É bom salientar que este trabalho, feito por um cético, e os resultados obtidos, reafirma o que jé se vem divulgando a respeito das evidências do aquecimento global e sas suas consequências. As petroleras têm o maior interesse em desacreditar os estudos que mostram a queima dos combustíveis fósseis estão causando o aquecimento do planeta que em 50 anos já aumentou a temperatura média em 0,64°C.

Hoje já não se pode negar o fenômeno que nos mostra um futiro incerto, pois não sabemos com precisão, quais serão os reflexos para a natureza e para a humanidade das mudanças climáticas,

Nenhum comentário: