sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Oriente Médio: Flotilhas devem chegar a Gaza nesta tarde para tentar furar bloqueio


Os dois navios que viajam a Gaza (leia AQUI) para tentar furar o bloqueio de Israel estão a mais de cem quilômetros da faixa, onde devem chegar esta tarde se não forem impedidos pela Marinha israelense.

Os organizadores da viagem divulgaram mensagens em uma rede social por volta das 11h no horário local (7h em Brasília), informando que os navios, um canadense e outro irlandês, se encontravam a cerca de 70 milhas náuticas da faixa, e navegavam a uma velocidade de 10 milhas náuticas por hora.

A Marinha israelense ainda não fez contato radiofônico com as embarcações, que transportam 27 pessoas de nove países, principalmente Canadá, Estados Unidos, Austrália e Irlanda.

Israel impõe aos palestinos um bloquio à Faixa de Gaza que confina-os em um território sem infra-estrutura, destuído pelos constantes bombardeios. Em 31 de maio de 2010, Israel atacou a Frorilha da Liberdade, com 750 ativistas a bordo, que pretendia furar o bloqueio e lavar ajuda humanitária a população de Gaza, matando pelo menos 8 pessoas. 

Nenhum comentário: