quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mantega:crise já afeta emergentes, situação global está piorando... É a crise do captalismo globalizado, naturalmente...


O ministro da Fazenda, Guido Mantega (leia AQUI), disse nesta quarta-feira que já começa a haver contágio da crise internacional aos países emergentes, e que a crise está piorando.

Em audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, Mantega acrescentou que esse quadro pode se agravar, o que provocaria uma crise financeira, e que as perspectivas de crescimento econômico mundial não são animadoras.

O Brasil, mesmo estando em um bom momento, não está imune ao que está ocorrendo no mundo. Pois com a crise, as exportações brasileiras diminuem e, consequentemente, a atividade econômica também.

Mesmo assim, ainda temos certo folego, mas não se sabe por quanto tempo...

Mantega afirmou (leia AQUI) que a crise na Europa "piorou um pouquinho e já está havendo saída de capitais de países emergentes que não têm reservas internacionais fortes". "Não é do Brasil", afirmou.

O ministro disse que a crise europeia não está sendo resolvida satisfatoriamente. Ele lembrou que a Europa nem resolveu o problema da Grécia e terá de enfrentar agora a crise na Itália, que pode ser um problema maior, embora, Mantega tenha destacado que a Itália é um país mais sólido.

Mantega lembrou ainda que a situação não é boa porque o mercado trabalha com expectativas, na base da confiança, e a Europa está resolvendo tardiamente a situação. "Os europeus estão deixando a crise degringolar", afirmou.

Nenhum comentário: