terça-feira, 2 de agosto de 2011

Chuva, frio e doenças: uma constante do inverno do Rio Grande do Sul


Depois de uma semana de incessantes chuvas, o Rio Grande do Sul volta a ter temperaturas extremamente baixas, fio de "renguear cusco" (de deixar manco o cahorro), como dizem os gaudérios.

Hoje pela manhã (leia AQUI) vento, que chegou a 61km/h, associado à temperatura em torno de 10ºC faz aumentar a sensação de frio em Porto Alegre na manhã desta terça-feira. Desde a madrugada, a temperatura caiu cerca de 5ºC. Às 9h35minfoi registrada a temperatura de 9,9ºC e uma sensação térmica de -3ºC na capital gaúcha.

Mas o mais grave é que, com as chuvas desta semana, o nível do Lago Guaíba está a 2,00 metros acima do seu nível normal, fazendo suas águas atingirem as casas dos moradores das ilhas que, na sua maioria, são de pessoas mais pobres. É bom lembrar que o Guaíba, recebe a água de cinco importantes rios do Rio Grande do Sul, o Caí, Gravataí, Jacuí, Taquari e Sinos que, com as recentes chuvas, estão "bombando".

Porto Alegre e a Região Metropolita, são sucetíveis aos transbordamentos de seus rios, aqui já tivemos enchentes históricas como a de 1941. Leia AQUI e AQUI.   

Pois é, com tudo isso, quem sofre são os mais necessitados e, principalmente os idosos e as crianças que superlotam os hospitais de Porto Alegre (leia AQUI)...

E haja saúde para sobreviver em meio a tanta umidade.

Nenhum comentário: