quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ascenção, glória e queda de um império: Estados Unidos a beira da falência


Não é de hoje que os Estados Unidos vêm queimando Dólares. Parecia que seus recursos finanvceiros não tinham fim. Mas os altos custos das suas guerras, os seus juros baixíssimos e crédito fácil, estão levando esta ainda grande nação a um estado vexatório para o seu povo, o Defaut.

Agora esta bomba relógio ameaça explodir no colo do Presidente Obama.

O custo com guerras (leia AQUI), por exemplo, deve ficar entre 3,7 e 4,4 trilhões de dólares, de acordo com o projeto de pesquisa intitulado "Custos da Guerra", feito pelo Instituto Watson de Estudos Internacionais, da Universidade Brown (http://www.costsofwar.org/).

Nos dez anos transcorridos desde que os soldados norte-americanos desembarcaram no Afeganistão para perseguir os líderes da Al Qaeda responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001, os gastos nos conflitos totalizaram uma soma de 2,3 a 2,7 trilhões de dólares.

Mas a cifra vai continuar aumentando, pois precisa levar em conta custos muitas vezes ignorados, como as pensões vitalícias para veteranos feridos e os gastos estimados para o período de 2012 a 2020. A estimativa não inclui pelo menos outro 1 trilhão de dólares gastos em juros da dívida bélica, e bilhões de dólares em gastos impossíveis de contabilizar, segundo o estudo.

Pois é, mesmo para quem "imprime" dinheiro, no caso, o Dólar, uma hora ele pode acabar:

Uma reportagem do “Wall Street Journal” (leia AQUI) afirma que o governo dos Estados Unidos prepara-se para informar a população sobre quem terá prioridade para receber dinheiro público caso não seja aprovado aumento do teto de endividamento do país.

Diversos grupos, de detentores de títulos da dívida a aposentados, fazem pressão para que o governo divulgue, antes do dia 2 de agosto, seus planos para o caso de calote.

Executivos de Wall Street acreditam que os credores dos EUA terão prioridade para recebimento do dinheiro, em detrimento de aposentados e pensionistas. “Isso evitaria que o país ficasse inadimplente em seus títulos de dívida – algo que até a Grécia conseguiu evitar”, afirma o jornal. Por outro lado, tal situação provocaria “ira” em parte da população, que entraria com ações judiciais contra o governo, gerando instabilidade política e incertezas nos mercados.

Como se vê na matéria acima, os investidores terão prioridade. Quer dizer: o povo é que vai pagar a conta...

Simples assim, como manda o capitalismo.

2 comentários:

Gabrielle Figueirêdo disse...

Muito bom post.
Até que enfim né? Um dia os EUA tinha que cair!Até Roma caiu,pq não eles?hehe
To seguindo

Antônio Carlos disse...

O mais engraçado é que esses problemas são causados pelos próprios bancos. e para não cair em inadimplência eles tem que ser socorridos primeiros!!!!! Depois que o Banco Central Americano passou a ser controlado por bancos privados já era previstas essas crises e muita vezes provocadas propositadamente.