quarta-feira, 13 de julho de 2011

Capitalismo, política e corrupção: Uma trilogia difícil de se extinguir.


Achei muito pertinente o comentário do “tst” no post aí em baixo, em que me pergunta porque eu, quando falo sobre o que é feito pelo governo, somente falo do que é bom, e nada sobre corrupção que, sabemos, também está presente, infelizmente. Assim faço aqui algumas considerações a respeito:

Primeiro, quero dizer que, para falar de corrupção e de coisas ruins, a mídia tradicional, os “jornalões” se encarregam de fazê-lo. Inclusive, esta mídia que eu e muitos outros chamamos de PIG (Partido da Imprensa Golpista), muitas vêzes, acusa sem provas, faz ilações e mente, para desestabilizar pessoas e governos. Não estou aqui inocentando quem quer que seja, mas é sempre bom lembrar que a mídia não é isenta e está defendendo seus interesses e de seus anunciantes. Na Ditadura Militar, por exemplo, havia muita corrupção e a mídia, mesmo sabendo, nada falava e, inclusive, apoiava. O povo não sabia de nada.

Segundo, o sistema capitalista é gerador de corruptos e corruptores, é inerente ao sistema. O mercado, que é o deus do capitalismo, é feito de concorrência (leal ou desleal) e, muitas vêzes, para se vencer, tem-se que se “dar um jeitinho”, tem-se que pagar algum funcionário público para se vencer uma licitação e fazer uma obra. Tem também os lobbys de grandes empresas junto a congressistas para obterem vantagens e, para tanto, os corrompem. Eu acho que, qualquer grande empresa, pratica algum tipo de corrupção para poder ser grande: burla o fisco, faz concorrência desleal, não paga benefícios aos seus funcionários, etc.

Terceiro, a política e o sistema político, da maneira que é concebido, gera corrupção. Um político para se eleger recebe “doações” e, depois de eleito, tem de retribuir a que doou em campanha. Uma empreiteira que doa em campanha vai querer obras para levar sua parte: corrupção.

A corrupção está nas pessoas. Se prestarmos atenção, veremos que há corrupção em todos os níveis. Não é somente no governo federal. Nos estados e nas prefeituras também há. A corrupção também não é exclusivamente do Brasil, está no mundo todo, mesmo nos países desenvolvidos e ricos.

Assim, prefiro, neste momento, falar de coisas boas para o povo. Sim, mesmo que haja fatos ruins, o Brasil está crescendo e seu povo melhorando de vida. Vejam que, nos governos do Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, também havia corrupção. Mas ao contrário, naquela época, o Brasil ia muito mal. O povo cada vez mais empobrecido. Não estou defendendo as falcatruas, mas devemos ver o quê está por traz das denúncias, muitas vezes infundadas e com interesses escusos.

A corrupção, no meu modesto ponto de vista, é do ser humano. O que deve mudar com mais cultura e educação, para que o povo escolha melhor seus dirigentes. Em última análise, acho que a corrupção é culpa de nós mesmos.

É a famosa Lei de Gerson: “eu quero é levar vantagem em tudo, certo?”

Lembram?

Mas o Brasil está mudando e, bem ou mal, há denúncias, há investigações e que tem culpa, vai pagar, mesmo que demore a justiça, um dia paga.

Nenhum comentário: