sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um brasileiro na ONU: José Graziano da Silva na luta contra a fome... e o Brasil também.

As políticas sociais do Governo Federal iniciadas com o Fome Zero, no primeiro mandato do Presidente Lula e, depois, com a implantação do Programa Bolsa Família, aliadas as condições econômicas favoráveis de desenvolvimento promovidas pela expansão do consumo e, consequentemente, do aumento da atividade industrial, retiraram da miséria, mais de trinta milhões de brasileiros e elevaram em torno de dezeseis milhões à classe média (veja o gráfico).
  
Agora, no Governo Dilma, a meta é erradicar a miséria extrema. O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.

O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

Com o lema de governo, País rico é País sem pobreza, Dilma diz ao que veio. Não se pode ser grande enquanto pessoas não têm atendidas as suas necessidades básicas. Penso que, mesmo que as metas não sejam totalmente alcançadas, tudo que for realizado salvará vidas e elevará a auto-estima do brasileiro.

Na semana passada, com a eleição do brasileiro José Graziano da Silva para o cargo de Diretor-Geral da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que recebeu um total de 92 votos dos 180 emitidos no segundo turno, a leleição de do brasileiro demosntra que o Brasil tem grande preocupação com a erradicação da miséria e da fome e que suas políticas são reconhecidas mundialmente.

"A partir de agora não sou um candidato brasileiro, mas o Diretor-Geral eleito de todos os países", Graziano da Silva afirmou, emocionado, num rápido discurso à 37ª Sessão da Conferência da FAO depois da votação.

Graziano da Silva assumirá o cargo de Diretor-Geral no dia 1º de janeiro de 2012.

Boa luta para Garziano

Nenhum comentário: