segunda-feira, 11 de julho de 2011

Agora a bola da vez é a Itália: Será que União Européia está a beira do precipício?

Depois de Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal, a crise da dívida desembarca na Itália e líderes da UE convocam reunião de emergência para esta segunda, dia 11/7.

Os investidores (leia AQUI) começam a semana atentos à piora da crise na Europa. Depois de Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal, a crise da dívida desembarca na Itália e líderes da União Europeia (UE) convocam para esta segunda-feira, 11, uma reunião de emergência para tentar frear o contágio. Por mais séria que tenha sido, a ameaça de um calote apenas rondou a periferia da Europa. Mas agora é a terceira maior economia da zona do euro que sofre os ataques do mercado.

Lembro das discussões acadêmicas na década de 90, sobre os problemas e vantagens do processo de globalização que iniciava no mundo. Eu disse vantagens?
 
Naquele período, vivíamos o pós queda do Muro de Berlin, a euforia tomava conta de mundo com da derrocada do socialismo, representada pela "nova ordem mundial" que rendeu o famoso artigo de Francis Fukuyama, O fim da história, onde o autor se vangloriava a vitória do capitalismo e do mercado sobre o socialismo.
 
Nestas discussões nós, geógrafos, víamos que, na realidade, somente traz desvantagens aos trabalhadores e que, a falácia de que o livre comércio e as desregulamentações das leis, principalmente as trabalhistas, trariam mais progresso e empregos.
 
Vemos hoje que as nossas avaliações estavam corretas. A União Européia, o primeiro grande bloco econômico, parece estar se diluindo em meio a derrocada econômica e política de seus Estados-membro, antes restrito aos membros periféricos. A Itália, a terceira economia do bloco, tem sobre si, suspeitas do mercado, de esteja, também, a beira de um colapso na sua balança de pagamentos.
 
E o que isso representa para o Brasil?
 
Em 2008, o Brasil saiu-se razoávelmente bem. Claro que afetou-nos, mas conseguiu neutralizar os efeitos da crise. Mas acredito que, pelo tamanho dos problemas enfrentados pela União Européia, a crise por aqui, será bem mais séria.

Para onde vai a União Européia?

Nenhum comentário: