quinta-feira, 28 de julho de 2011

IBGE/POF 2008-2009: mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras

Esta postagem é um contraste coma anterior, que nos mostra a fome que assola o continente africano, principalmente no leste.

É que hoje saiu uma pesqueisa do IBGE (leia AQUI), que o consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) para mais de 90% da população. Já as bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes) têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e um menor ingestão de feijão, saladas e verduras.

A ingestão de alguns componentes de uma dieta saudável, como arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca, diminui à medida que aumenta o rendimento familiar per capita. Já o consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes se eleva. A ingestão de frutas, verduras e laticínios diet/light também aumenta com a renda.

Todos sabemos de quanto é importante uma alimentação balançeada e com ingestão de frutas e verduras cruas que impedem o aparecimento em nosso organismo de inúmeras enfermidades. Mas nem sempre isso pode ser feito, principalmente por quem não tem dinheiro para fazê-lo. Outro ponto imprtante a ser levado em consideração neste caso, é a educação. A orientação por um médico ou nutricionista é ponto de partida para uma boa alimentação.

Doenças como diabetes, hipertensão, que causam outra tantas enfermidades e que lotam os hospitais podem ser evitadas segindo-se regras básicas, como evitar a ingestão de três pós brancos: o sal, o açucar e a farinha. Ha! Não esquecendo dos exercícios físicos regulares.

Nenhum comentário: