segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Poluição no Rio dios Sinos chega ao Lago Guaíba: que água bebemos?

Nos períodos de baixa precipitação, as águas dos nossos rios fica carregada de matéria orgânica, o que causa um consumo de Oxigênio maior, chamada de DBO, ou Demanda Bioquímica de Oxigênio. Em consequência, a água fica com baixa quantidade deste gás, imprecindível para a vida.

Centenas de peixes (Leia AQUI) da espécie pintado foram encontrados agonizando na manhã desta segunda-feira no Guaíba, em Porto Alegre. A provável causa seria a falta de oxigênio na água provocada pela poluição. Equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretária Municipal do Meio Ambiente (Smam) foram chamadas para avaliar o incidente. Uma análise química da água será realizada pela Fepam para avaliar se há contaminação.

Conforme o Comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada (CABM), coronel Jorge Luiz Agostini, a situação preocupa porque acontece próximo a um local de navegação, com profundidade variável entre seis e nove metros, onde deveria ter oxigênio suficiente para os animais. "O peixe de couro, como é o caso do pintado, é um dos mais resistentes. Talvez seja por isso que eles estejam resistindo", analisou. O coronel admitiu ser necessário uma reunião entre os órgãos ambientais para analisar o fenômeno.

É bom lembrar que na semana passada houve mortandade de mais de 16 toneladas de peixes no Rio dos Sinos e o efeito da poluição chegou até o Lago Guaíba. Mas não é somente o Rio dos Sinos que enfrenta os problemas da estiagem no estado. O Rio Gravataí também está com seu nível hoje em 1,57 m, somente ciquenta e sete sentímetros acima do nível de alerta.

Estes dois importantes rios estão localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há grande densidade populacional e alta concentração de indústrias e, no caso do Rio Gravataí, das lavouras de arroz irrigado. Se não forem tomadas medidas restritivas às atividades econômicas nestas duas bacias hidrográficas, o abastecimento de mais de quase dois milhões de pessoas estará em perigo.

Nenhum comentário: