segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pequenos mas perigosos, os celulares, os eletrônicos e o meio ambiente.

Fabricação de aparelhos eletrônicos requer extração de minerais raros que geram emissões de CO2, alertam ONGs (Katsumi Kasahara/AP)
São pequenos, leves e tentadores, mas os celulares, os MP3, os tablets ou outros brinquedinhos eletrônicos que dominarão as árvores de Natal este fim de ano têm um impacto notável sobre o ambiente. (leia aqui )


De sua fabricação, que requer a extração de minerais raros que geram emissões de CO2, até o final de sua vida, quando devem ser submetidos a um processo de reciclagem nem sempre empregados, estes aparelhos têm todas as características necessárias para não integrar a lista de presentes dos defensores do ambiente.

Fabricação de aparelhos eletrônicos requer extração de minerais raros que geram emissões de CO2, alertam ONGs

"São aparelhos em miniatura, com um aspecto inofensivo, mas têm um impacto ambiental colossal: para extrair pequenas quantidades de minerais, é preciso desmatar hectares de florestas e espaços naturais", denuncia Annelaure Wittmann, da Associação Amigos da Terra.

Mas é claro que isso não significa que a ativista pregue a extinção destes produtos, mas a compra consciente, evitando a troca desnecessária de aparelho. E, também, de seu descarte, que deve ser feito em locais apropriados para a sua reciclagem.

Nenhum comentário: