sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais um fracasso: sem concenso entre os participantes do COP16 as decisões não acontecem

                                 cop-16
CANCÚN - O embaixador Luiz Alberto Figueiredo (leia AQUI), negociador chefe do Brasil na 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16), afirmou nesta quarta-feira que a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o encontro que está sendo realizado em Cancún, no México, expressa uma certa frustração com o ritmo das negociações. Segundo ele, o Brasil está indo além do que se comprometeu a fazer, enquanto há um "jogo de empurra" entre outros países.

"Eu não posso comentar a declaração do presidente Lula, mas o que eu entendo é uma grande frustração, no momento em que o Brasil anuncia suas ações e mostra que está fazendo mais e mais rápido que o que foi comprometido e o que vemos aqui é que outros países não estão com esse grau de engajamento", disse.

Em evento em Brasília, nesta quarta, Lula disse que a COP-16 "não vai dar em nada" e destacou a ausência de "grandes lideranças" no encontro. Por este motivo, o presidente também desistiu de viajar a Cancún.

Como estamos cansados de saber, os governos e as grandes corporações transnacionais, não estão nem aí para o clima e as suas transformações. Em discurso se comprometem, mas na hora de fazer se omitem. Tenho convicção de que, assim como Lovelock (aqui), a Terra está dançando conforme a música. Nem que cessem todas as emissões dos gases do efeito estufa, o aquecimento que está em curso, não será revertido. É só lermos um livro que fale sobre o tempo geológico que veremos que a Terra já passou, ao longo dos 3,5 bilhões de anos, por vários períodos de aquecimento e resfriamento de sua atmosfera e que, com isso, extinções em massa ocorreram.

Estamos próximos de mais um destes eventos, agora, com a contribuição humana.  

Nenhum comentário: