segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nasa acaba com o mistério: imagens do lado escuro da Lua

Sonda da Nasa irá fazer mapas dos terrenos e crateras da Lua; tom em vermelho indica as áreas mais elevadas
Os mais antigos ou os fãs do Pink Floyd, conhecem um dos grandes clássicos da banda The dark side of the moon. Feita em homenagem ao ex-lider Cyd Barrett, a músia fala da loucura.

Mas hoje, o lado escuro da Lua, não é mais segredo ou um mistério, pois uma sonda da agência espacial americana, Nasa, (leia AQUI), está permitindo aos pesquisadores criar o mais completo e preciso mapa da Lua.

A Sonda de Reconhecimento Lunar da Nasa usa um dispositivo, o Altímetro a Laser da Sonda Lunar (Lola, na sigla em inglês), para fazer mapas dos terrenos e crateras da Lua, incluindo o lado mais distante.

"O conjunto de dados está sendo usado para a criação de mapas de terreno e mapas digitais de relevo que se servirão como referência fundamental para futuras missões científicas e de exploração à Lua", disse Gregory Neumann, do Centro de Voos Espaciais Godard da Nasa.

Mapa do hemisfério sul da Lua feito com imagens de sonda; tom em vermelho indica áreas elevadas e em azul, as baixas

"Depois de um ano recolhendo dados, já temos quase cerca de 3 bilhões de pontos de informações do Altímetro a Laser da Sonda Lunar a bordo da Sonda de Reconhecimento Lunar."

Neumann afirmou que a equipe de pesquisadores espera continuar coletando as medidas do terreno da Lua e, perto dos polos, os cientistas esperam "fornecer capacidade de navegação próxima a do GPS".
A capa do antológico disco do Pink Floyd que revoucionou a música dos anos 70 - 80.

Nenhum comentário: