quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Parece que ninguém dá importância: Gases-estufa estão em níveis recordes, diz agência da ONU

A chapa tá quente e, pelo visto, os governantes e as grandes corporações, não estão nem um pouco preocupados com as consequências do consumismo que consome o planeta Terra. A Revolução Industrial que trouxe grandes avanços para a vida dos seres humanos, também pode (e já está)  extinguir a vida assim como a conhecemos. A queima dos combustíveis fósseis é, sem sombra de dúvidas, o vilão do aquecimento global que, invariavelmente, está mudando o clima da Terra.

GENEBRA (leia AQUI) - A concentração dos principais gases causadores do efeito estufa na atmosfera alcançou o nível mais altos desde os tempos pré-industriais, anunciou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


As concentrações dos gases-estufa continuaram a aumentar em 2009 -- o último ano para o qual há observações registradas -- a despeito da recessão econômica, disse a agência meteorológica da ONU em seu mais recente Boletim Gás-Estufa.

O aumento nesses gases eleva a radiação na atmosfera, aquecendo a superfície da Terra e provocando mudanças climáticas.

"Os principais gases-estufa de vida longa, entre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, atingiram seus níveis registrados mais altos desde o início da era industrial, e isso apesar de uma recessão econômica recente", disse a jornalistas o vice-secretário-geral da OMM, Jeremiah Lengoasa.

As conclusões serão estudadas em uma conferência da ONU em Cancun (leia AQUI), no México, que será promovida entre 29 de novembro e 10 de dezembro para discutir as mudanças climáticas.

Pois é, mas somente discutir não vai desacelerar este processo. É preciso ações enérgicas, principalmente dos governos, para uma mudança que diminua a concentração dos gases do Efeito Estufa na atmonfera.

Alguém aí acredita que isso ocorra? 

Nenhum comentário: