quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Muito complicado: Crise do capitalismo globalizado pode levar o mundo à falência

AFP /  Manifestantes em Seul

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira em Seul (leia AQUI), na Coreia do Sul, que se os países ricos incentivarem apenas as exportações como forma de sair da crise, "o mundo irá à falência". Segundo Lula, ao contrário das nações emergentes, que adotaram políticas expansivas durante o auge da crise financeira internacional, os países ricos fizeram contenção de gastos.

O presidente também destacou que o comércio mundial depende diretamente do consumo nas nações desenvolvidas.

— Todo mundo quer ganhar mais com mais exportação. E não é possível apostar apenas nisto. Os países emergentes não suportam ser responsáveis pelo consumo e pela produção ao mesmo tempo — completou Lula, durante entrevista coletiva ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, antes da reunião de cúpula do G20.

Lula disse que foi consultado sobre a alternativa de uma cesta de moedas para substituir o dólar como moeda de referência, e disse que o Brasil trabalha nesta possibilidade com China, Rússia e Índia.

— Desde o ano passado estamos discutindo no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), para fazer comércio em nossas moedas. Isto é fácil de falar, mas estamos tão acostumados a trabalhar com o dólar que há medo de fazer algo novo. Mas o dólar não pode continuar sendo uma moeda de referência se é feito por apenas um país. Tem que haver outras possibilidades de referência", concluiu o presidente brasileiro. — concluiu.

A reunião dos representantes dos países que compõem o G-20 começou hoje e foi marcada por protestos. O governo sul-coreano criou uma grande operação de segurança para evitar outras manifestações anunciados por milhares de ativistas e até uma cerca ca de dois metros de altura foi instalada no local que reúne os líderes.

Nenhum comentário: