quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para onde mesmo vai o captalismo? Ou a última oportunidade...


Ontem o FED, o Banco Central estadunidense, para fazer frente a severa crise que se arrasta desde 2008, joga no mercado a bagatela de 600 bilhões de Dólares. "A medida é vista por alguns analistas como uma última oportunidade de estimular a economia do país", segundo matéria da BBC Brasil, AQUI.

Os Estados Unidos saíram da recessão em junho de 2009 (depois de 18 meses), mas o ritmo da recuperação é considerado insuficiente para baixar a taxa de desemprego, que há vários meses permanece próxima de 10%.

Emergentes


Um dos temores é que a medida anunciada pelos Estados Unidos possa aumentar ainda mais o fluxo de capital estrangeiro para mercados emergentes, como o Brasil – que tem uma das mais altas taxas de juros do mundo.

O governo brasileiro vem adotando medidas para conter essa entrada de capital e interromper a trajetória de desvalorização do dólar frente ao real.

Um Real muito valorizado torna as exportações brasileiras menos competitivas no mercado externo.

No entanto, como a medida do Fed já era aguardada pelo mercado, a Bolsa de Valores de São Paulo se manteve em alta após o anúncio.

Na realidade, se fizermos uma figura que representasse as medidas adotadas no mundo todo, principalmente nos EUA e Europa, para conter esta nova crise do capitalismo, seria aquela da cobra comento seu próprio rabo. Para aplacar a fome (de lucro) o captalismo globalizado pratica a antropofagia.

Nenhum comentário: