terça-feira, 6 de julho de 2010

Para onde foi o inverno? 2010 o ano mais quente dos últimos 131 anos.


O mundo nunca sentiu, em 131 anos, tanto calor nos cinco primeiros meses de um ano quanto em 2010. Entre janeiro e maio desse ano, a temperatura combinada da superfície e dos oceanos foi 0,68°C maior do que a média do século 20, batendo o recorde de 1998. Responsável por reunir as medições globais desde 1880, o Centro Nacional de Dados Meteorológicos norte-americano (NCDC, na sigla em inglês) aponta o fenômeno climático El Niño como um dos responsáveis pela marca histórica.

De acordo com o NCDC, os meses de março, abril e maio registraram marcas inéditas. No período, a temperatura chegou a 14,4°C — o correspondente a 0,73°C a mais que a média do século anterior. O planeta reaqueceu desde o início do ano especialmente no Canadá, Groenlândia, Sibéria (Rússia), norte da África, sudoeste da Ásia e sul da Austrália.

O Hemisfério Sul segue a tendência do planeta. A média da temperatura da superfície da terra entre janeiro e maio foi o mais quente já registrado, com 0,89°C acima da média do século passado.

Leia AQUI

Um comentário:

Gênesis Guedes disse...

Visite meu blog www.geointernautas.blogspot.com