terça-feira, 6 de julho de 2010

China vive onda de calor com picos de mais de 40ºC


Como anda o calor ao redor do mundo:

Aqui em Porto Alegre, que é inverno, 28°C... temperatura de verão... Sol de verão.

Na China (leia AQUI), a onda de calor afeta grandes partes do sul da China, leste das Províncias de Shandong, Anhui e Jiangsu, noroeste da Província de Gansu, além de Pequim, Tianjin, Região Autônoma da Mongólia e Província de Shanxi, segundo o centro.

O centro emitiu alerta amarelo e disse que, em alguns lugares, a temperatura pode passar dos 40ºC. Pequim registrou a mais alta temperatura em 50 anos no começo do mês, com pico de 42,9ºC.

Na Índia (leia AQUI), as temperaturas chegaram a quase 50 graus Celsius na Índia, matando dezenas de pessoas, enquanto a população espera pela chegada das chuvas de monção, informou a imprensa local nesta quinta-feira.

Nos Estados Unidos (leia AQUI), Uma repentina onda de calor atingiu nesta quarta-feira a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que chegou a um recorde de temperatura para a data de mais de 32 ºC. O calor surpreendeu os nova-iorquinos, que se dirigiram a parques e praças apenas duas semanas depois da entrada na primavera, que até então tinha se mostrado bem fresca.

A ONU (leia AQUI), Agência meteorológica da ONU alerta para riscos climáticos ao redor do mundo, onde diz que o fenômeno climático La Niña está se formando no Oceano Pacífico, o que anuncia uma ativa temporada de furacões e, na Ásia, monções mais intensas que o normal, alertou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Normalmente gerando intensas chuvas na Indonésia, Malásia e Austrália, um período de seca na América do Sul, tempestades no Atlântico tropical, ondas de frio na América do Norte e um tempo chuvoso no sudeste da África, a La Niña deve afetar consideravelmente o clima em diversas partes da Terra.

Nenhum comentário: