quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dados secretos apontam parceria nuclear entre EUA e Israel, diz rádio militar


Segundo matéria da Folha de São Paulo AQUI

"A rádio do Exército israelense anunciou nesta quarta-feira que teve acesso a um documento secreto enviado pelos Estados Unidos ao governo israelense afirmando um comprometimento de cooperação nuclear entre os dois países, apesar de Israel não ser signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

De acordo com a rádio militar oficial, o governo americano deixou claro que venderá a Israel materiais usados para produzir eletricidade, tecnologia nuclear e outros suprimentos necessários ao setor. O assunto também foi tema de reportagem do principal jornal israelense, o "Haaretz".

Israel tradicionalmente opta por uma política de ambiguidade quanto ao seu arsenal nuclear. O país não assume nem nega à comunidade internacional o fato de possuir armas nucleares, não assina pactos mundiais sobre o setor (como o TNP), e não se submete às inspeções da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

A comunidade internacional vem pressionando Israel para que assine o TNP. A Turquia e países árabes deixaram claro que a paz no Oriente Médio depende deste passo do governo israelense".

Esta é a contradição do é e do que diz se ser o governo americano.
Por um lado aplica sansões ao Irã por desenvolver um programa nuclear e, por outro, apoia um programa nuclear secreto de Israel. A paz no Oriente Médio somente poderá acontecer quando os Estados Unidos e seus aliados se derem conta de que fazem uma política pró Israel em detrimeto dos povos árabes.

Os Estados Unidos nada fazem contra a ocupação dos territórios palestinos, do bloqueio a Gaza e, agora confirmado por uma rádio oficial do exército israelense, sobre o apoio norteamericano a um programa nuclear secreto de Israel.

A ONU, como disse recentemente o Presidente Lula, tem de ser totalmente reformulada, de acordo com a geopolítica atual e não a de cinquênta anos atrás. Do jeito que está, a guerra é iminente nasta região tão conturbada.

Nenhum comentário: