segunda-feira, 19 de setembro de 2011

XIV Congresso Mundial da Água: gerenciar para não faltar.



No próximo domingo estarei viajando a Porto de Galinhas-PE, para participar do XIV Congresso Mundial da Água. Consagrado evento internacional que discute novos instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos inclusive mudanças climáticas, crescimento populacional, expansão urbana e mudanças demográficas, desenvolvimento econômico, degradação da qualidade da água e requisitos do ecosistema água, inclusive para manter a biodiversidade.

Cada um deles vai alterar o modo como a água vai ser gerenciada e, ao mesmo tempo, vai requerer novas prioridades na tecnologia e na infra-estrutura, no gerenciamento e nas políticas, na alocação e na precificação, nas leis e instituições, e acima de tudo uma nova abordagem dos profissionais de recursos hídricos.

Um dos grandes dasfios da humanidade se relaciona a como equacionar a relação entre o homem e o meio ambiente, principalmente com a água. Hoje, quase um terço da população mundial não tem acesso a água de boa qualidade. Este fato é causa de milhões de mortes por doenças de veiculação hídrica, principalmente em países pobres da África e da Ásia. Mas não é somente nestes continentes que existe este problema. No Brasil, que detém em seu território 12% da água doce do mundo, a situação não é tão favorável assim: somente 35% dos esgotos são tratados e a poluição dos mananciais hídricos causam conflitos entre os usuários. As regiões mais densamente habitadas, são as que tem menor volume de água disponível.

Vou ao Congresso apresentar dois trabalhos sobre como se pode gerenciar estes conflitos. Os dois artigos foram produzidos pela equipe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN, onde trabalho.

Quem quiser mais informações sobre o XIV Congresso Mundial da Água pode clicar AQUI.

Para saber mais sobre conflitos hídricos AQUI, AQUIAQUI.  

Nenhum comentário: