Pés na cozinha: Lula, homem do povo, é Doutor Hinóris Causa e desperta inveja da elite
O ex-presidente Lula recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Ciência Política de Paris, a Sciences Po (leia AQUI e AQUI). Um titulo honorífico que é concedido por instituições de ensino respeitadas àqueles que, de certa maneira, fizeram algo que as instituições acreditem ser relevante.
E a Sciences Po julgou que Lula fez algo de relevante e mereceu o título. Muita gente e instituições pelo mundo têm o mesmo julgamento. "O cara", como já foi chamado, foi homenageado em dezenas de lugares ao redor do mundo. Mas uma parte da imprensa brasileira não vê motivo. Eles enxergam vários problemas do governo Lula e nenhum mérito (ok, para esta parte da imprensa o grande "plus" de Lula foi não ter feito nada exceto continuar as políticas do príncipe FHC).
Valorizar é, por definição, uma ação subjetiva e, como tal, pessoal e intransferível. Se ela, esta parte da imprensa, não vê valores positivos no governo Lula, mais do que normal. Entretanto, como bem retratou o jornal argentino Página 12, a imprensa daqui se portou como escravocrata.
Este é o problema, como é que o Lula, um homem do povo, um retirante, sem estudo superior, pode receber estes tantos títulos (não foi somente este). Os "colonistas", aqueles colunistas serviçais dos poderosos, foram além da crítica. Eles chegaram ao preconceito.
Este é o PIG (Partido da Imprensa Golpista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário