segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sem saída: para onde vai nos levar a crise financeira mundial.

Entre o colapso global (leia AQUI) em meados de 2008 e o início do ano passado, as três regiões mais ricas do mundo (EUA, União Europeia e Japão) perderam 17 milhões de empregos - gráfico a cima.

Hoje, elas ainda mantêm um saldo negativo em torno de 14 milhões de vagas cortadas. O desemprego nos EUA atinge 9% e vai a 20% em países como a Espanha.

Isso é resultado do desaquecimento provocado pelo endividamento de famílias, bancos e governos.

Na sua origem, a irresponsabilidade dos bancos. Eles chegaram a emprestar mais de US$ 30 para apenas US$ 1 que tinham em caixa antes da crise. Quando a inadimplência dos tomadores começou, não tiveram como suportar perdas.

Os bancos foram então socorridos com trilhões em dinheiro estatal. O objetivo era reforçar seus caixas para que voltassem a irrigar o mercado de crédito a fim de socorrer famílias e empresas endividadas.

Isso não aconteceu.

Sim, o que aconteceu foi que os bancos, não passam de uns agiotas. Sempre "contam com o ôvo na cloaca da galinha"... quer dizer, eles emprestam o que não possuem: dinheiro de verdade.

Também não se pode esquecer que os maiores responsáveis pela crise de 2008, os bancos, emprestavam para qualquer mortal que quesesse tomar emprestado... deu no que deu. 

E a história é sempre assim: Os lucros, são para alguns poucos capitalistas... os prejuízos, divididos entre todos.

Nenhum comentário: