quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sarkozy desembarca na Líbia para comandar missão que discutirá futuro político do país: iniciou a partilha da Líbia.

Sarkozy (esq.), Abdul-Jalil, do CNT, e David Cameron, em Trípoli (Reuters)

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou nesta quinta-feira em Trípoli (leia AQUI e AQUI), capital da Líbia, no comando de uma missão que foi ao país para discutir o futuro político da nação com o governo interino. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que junto com Sarkozy tem impulsionado a ação militar contra o regime do presidente Muammar Kadafi, também fará parte das negociações.

A missão inclui representantes de alto escalão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar que ajudou os rebeldes a enfrentar o regime. A representação desembarcou em Trípoli e se dirigirá para Benghazi, no Leste do país, considerada a capital rebelde. A visita inclui discursos públicos na Praça da Liberdade, em Benghazi.

Pois é, como já havia postado AQUI, muitos interesses estão em jogo no desfecho do conflito interno da Líbia. A Europa, em grave crise financeira, poderá dispor de petróleo em condições favoráveis, o que pode der uma amenizada na popularidade dos líderes da União Européia.

Nenhum comentário: